top of page
ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO amplia atendimento através de parcerias e doações

A missão da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO se propaga a cada dia, ganhando novos voluntários, parceiros e doadores. O trabalho desenvolvido pela associação vai muito além da assistência às pessoas com algum tipo de Agenesia (ausência completa ou parcial de um membro), se reflete na promoção da dignidade humana e na conscientização de que a diferença física não quebra os princípios da igualdade.

Hoje, a "DAR A MÃO" colhe os frutos do trabalho sério, atendendo cerca de 150 famílias em 22 estados brasileiros, mas também já foi procurada por famílias estrangeiras, que puderam receber a "mão amiga" dos voluntários, com orientações e com as trocas de experiências que motivam e inspiram uma vida sem limitações para a felicidade.

Aos poucos, a associação passa a ser conhecida por mais pessoas, atraindo  a colaboração de parceiros e voluntários em seu próprio "quintal". "Pessoas de São João do Ivaí e da região que enxergaram nossa causa com carinho e reconhecem o valor e importância da nossa missão, que é totalmente voluntária", assinala a fundadora e presidente da diretoria executiva da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO, Geane Poteriko.

Uma das grandes conquistas foi celebrada na tarde do dia 09 de Junho de 2016, na Câmara de Vereadores de São João do Ivaí, quando da entrega da impressora 3D, capaz de confeccionar dispositivos protéticos. Aquela data ainda ficou marcada pelo treinamento concedido pelo operador e vendedor da impressora, Helder Buelk Aquino. "Naquele momento, demos início ao processo de implantação do nosso laboratório de impressão 3D", comenta Poteriko.

Helder veio de Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, para fazer a entrega e ministrar o treinamento. A impressora 3D foi adquirida e doada à associação pela empresa COPASJI, de São João do Ivaí. "Empresários da nossa cidade que demonstraram imensa sensibilidade e reconhecimento ao trabalho que desempenhamos".

A prefeitura de São João do Ivaí também soma-se a uma das incentivadoras e apoiadoras da associação e da implantação do laboratório 3D, inclusive, o prefeito Fábio Hidek Miura, que é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ivaiporã, abriu as portas para que o atendimento fosse ampliado, passando a abranger todos os municípios da regional.

A impressora 3D está instalada na sede da associação em São João do Ivaí, e aos poucos, começa a operar na impressão de dispositivos protéticos para crianças, adolescentes e associados que nasceram com agenesia de mão ou braço, ou que sofreram amputação de membros. Através do Consórcio de Saúde de Ivaiporã, ainda foi efetuada a aquisição de mais uma impressora 3D para atender com mais agilidade a demanda.

 

A ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO trabalha em parceria com o Núcleo de Pesquisa  POTA - Produtos  Orientados para Tecnologia Assistiva, do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, da Universidade PUC-PR. A engenheira e especialista em tecnologia assistiva,  Lúcia Miyake (PR), é a responsável pela organização técnica do projeto, junto a uma equipe de voluntários de São Paulo e outras regiões do Brasil. Destaca-se neste trabalho o engenheiro e coordenador técnico, Marcelo Botelho (SP), que vem fazendo o treinamento, capacitação e orientação das equipes de voluntários envolvidos no projeto de produção de dispositivos protéticos feitos em impressora 3D.

 

Para todos que desejam colaborar com este projeto, tanto com doação de filamentos, materiais ou serviços de impressão, há um Formulário disponível no link: https://goo.gl/forms/KsA7LV56VbI4U5rc2

 

 

Texto: Jornalista Herithon Paulista

São João do Ivaí, PR

bottom of page