top of page

SAIBA COMO AJUDAR

Entre em contato com a nossa equipe pelo Facebook. Sua ajuda será muito importante para todos nós!

SEJA VOLUNTÁRIO

Esta é a Ficha de Cadastro online para inscrição na ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO, uma rede de apoio à diferença de membros, entidade sem fins lucrativos fundada em 30/09/2015.

Nossa missão é contribuir com uma sociedade que acolha melhor a diversidade e respeite as diferenças e deficiências físicas. O conceito da inclusão e da igualdade de condições, celebrando as particularidades do indivíduo que nasceu ou adquiriu algum tipo de deficiência, seja ela qual for.

 

FAÇA PARTE DA ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO! 
Juntos somos mais fortes!

PRECISAMOS DE SUA AJUDA

Segundo um levantamento feito pela pesquisadora Lúcia Miyake, há no estado do Paraná 21% de pessoas com deficiência física e desse percentual, 65,9% tem uma renda nominal de trabalho de até 2 salários mínimos. Desse modo, utilizam o atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde).

 

Mas, na parte de prótese, a Associação AOTEC - Associação de Ortopedia Técnica afirma que não consegue fornecer estas próteses por causa do custo, que é alto, e também pela alta demanda. Então, em termos das pessoas que precisam de prótese, o atendimento não chega a 0,3% de pedidos efetivados.

Isto quer dizer que faltam próteses, são atendidas poucas pessoas e, além disso, o SUS utiliza como processo para aquisição de compras a modalidade de licitação pregão eletrônico, através do qual o contrato de fornecimento é estabelecido pela proposta de menor preço, quanto menor o valor é que se ganha o processo, e sabe-se que normalmente preço baixo não traduz a melhor qualidade, uma vez que o menor custo não garante a melhor qualidade dos produtos adquiridos em um processo de pregão.

 

Além disso, as pessoas que recebem estas próteses nem sempre recebem um acompanhamento, um modo de uso, reabilitação, além de saber como utilizar esta prótese, se acostumar, falta ainda uma capacitação. Nesse contexto, 70% de quem recebe estas próteses disponibilizadas pelo SUS nem sempre consegue terminar o processo de reabilitação, então o que normalmente acontece é o abandono da prótese. Além de não conseguir atender, quando consegue não tem o devido acompanhamento.

 

Esta realidade justifica a necessidade do desenvolvimento deste Projeto.

bottom of page