top of page

MARCELO BOTELHO – UMA HISTÓRIA DE DEDICAÇÃO E SOLIDARIEDADE

UM SUPER-HERÓI DA VIDA REAL

 

O engenheiro e projetista mecânico Marcelo Botelho, graduado em engenharia mecânica pela Universidade Paulista – UNIP, é coordenador técnico da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO, entidade à qual se dedica voluntariamente desde 2015. Tem 31 anos de idade e mora hoje na cidade de Ribeirão Pires, localizada na Região Metropolitana de São Paulo. Como projetista mecânico, trabalha com softwares 3D e possui mais de 10 anos de experiência no processo de fabricação de ferramentas, máquinas e equipamentos, além de conhecimentos em eletrônica, mecânica avançada e informática avançada.

 

Entusiasta de robótica, esse jovem engenheiro tem como hobby projetar, desenvolver e construir dispositivos eletrônicos e eletromecânicos. Pesquisador na área de próteses impressas por manufatura aditiva – impressão 3D – e também na área de próteses com acionamento eletromecânico, Marcelo projeta e constrói impressoras 3D há mais de 3 anos.

 

Como coordenador técnico da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO é o responsável pelo treinamento e suporte aos outros voluntários e grupos de trabalho da Associação, pela coordenação e revisão dos projetos de manufatura dos dispositivos 3D, além de atuar como pesquisador e de produzir, pessoalmente, parte dos dispositivos doados pela entidade.

Marcelo Botelho no I Encontro Nacional de Agenesia de Membros, em setembro/2016

Palestra sobre Dispositivos Protéticos 3D e Homenagem como Associado Benemérito

OS PRIMEIROS PASSOS

 

Todo esse interesse na área em que atua, somado à sua enorme vontade de ajudar ao próximo, começou a se tornar realidade quando Marcelo recebeu da empresa em que trabalhava a doação de uma antiga impressora 3D, que precisava de manutenção. Assim se deu o início de seu contato com este novo recurso tecnológico.

 

Em 2014, ainda como estudante e por iniciativa pessoal, lançou o blog e o projeto RetroMotus, onde fazia a divulgação dessa nova tecnologia, sua potencialidade de ajudar pessoas a custos acessíveis e possibilidades de atendimento às pessoas com agenesia de membros.

Um dos pioneiros na área de impressão 3D para dispositivos protéticos no Brasil, Marcelo Botelho foi um dos primeiros brasileiros a ser voluntário da ONG e-Nable no país – hoje desativada, produzindo entre os anos de 2014 e 2015 um total de sete dispositivos de apoio 3D através dessa instituição.  

 

Seu primeiro projeto foi marcante. Marcelo se dirigia à casa de um colega de faculdade quando, em um semáforo no centro da cidade de Santo André, encontrou o garoto Luanderson que, mesmo com agenesia de mão esquerda, fazia malabares no sinal em troca de algumas moedas. Ao ver o garoto, Marcelo não hesitou e perguntou: “Você quer ganhar uma mão?” Essa linda história conseguiu destaque na mídia local com a publicação de uma reportagem no Diário do Grande ABC, em maio de 2014.

Primeiro dispositivo de apoio impresso em 3D por Marcelo

“Gostaria de poder fazer mais por ele, mas o que pareceu pouco para mim, para ele foi muito. Espero poder ajudá-lo mais no futuro, com uma prótese melhor e mais funcional. A impressão 3D veio para ficar e mudar a vida das pessoas, um novo modo de manufatura, em que qualquer um tem potencial para criar e montar o que precisar. O meu projeto ainda é pequeno, mas tenho fé de que irá crescer, para alcançar muita gente.”

Marcelo Botelho, depoimento de 2014

 

 

SEGUINDO NA JORNADA DO BEM

 

Após ver a notícia da entrega do dispositivo de apoio protético ao garoto Luanderson, um professor da escola Casa Jardim de Santo André buscou contato com Marcelo, perguntando se seria possível produzir um dispositivo semelhante para um aluno seu, também com agenesia: o pequeno Kelvin, na época com cinco anos.

 

Kelvin era um menino cuja família humilde, moradora da periferia de São Paulo, não tinha condições financeiras de adquirir uma prótese convencional. Kelvin sentia vergonha da sua mão, e vivia escondendo-a das outras pessoas. Assim, o dispositivo 3D seria um elemento positivo em vários aspectos para ele, físicos e emocionais.

 

Marcelo prontamente atendeu ao pedido do professor e logo começou uma pesquisa na internet por outro modelo que melhor se adaptasse às necessidades do Kelvin. Graças aos modelos disponibilizados pela e-Nable, com baixo custo de produção, Marcelo foi então capaz de criar um dispositivo completo para o menino, com o tema “Ben 10” – seu super-herói favorito.

Entrega do dispositivo ao Kelvin

A alegria da turminha!

Marcelo queria que Kelvin se sentisse como um super-herói, e providenciou para que a entrega fosse feita na própria escola, junto aos seus coleguinhas.

 

“Meu pagamento são os sorrisos! As pessoas que ajudo são uma das motivações para eu buscar conhecimento em diversas áreas. Eu é quem tenho que agradecer, são elas que me ajudam.”

Marcelo Botelho

 

O INÍCIO DE UMA PARCERIA – DAR A MÃO

Tudo começou quando a atual presidente da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO, Geane Poteriko, travou o primeiro contato com Marcelo Botelho por e-mail, no início do ano de 2015. Àquela época, a Associação ainda era um sonho, mas a vontade de criá-la já existia.

 

“Foi emocionante assistir às reportagens sobre o trabalho do Marcelo, com a entrega de dispositivos por meio da ONG e-Nable, e de perceber que o nosso país não estava excluído de um projeto tão incrível, e que isso era graças ao empenho de profissionais como Marcelo.”

Geane Poteriko – Presidente da Associação Dar a Mão

 

Assim, ao conhecer Marcelo Botelho, entre outros profissionais e familiares de crianças e adultos com agenesia, um grupo se formava rumo à criação da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO. Em 2015, Marcelo participou de todo o processo inicial de organização do projeto de impressão 3D da Associação, sendo peça fundamental na criação e consolidação desse maravilhoso trabalho. Oficialmente, em 30/09/2015 foi fundada a ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO, reunindo uma equipe de voluntários sob a liderança do engenheiro, ainda estudante na época, Marcelo Botelho, e outras entidades parceiras.

 

 

O TRABALHO COM A ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO

Em junho de 2016, Marcelo entregou seu primeiro dispositivo em parceria com a ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO. O pequeno Rafael, de cinco anos, que nasceu sem o antebraço direito, ganhou um braço robótico inspirado no seu personagem favorito, o Batman.

Ele pode não ter superpoderes, mas seu sorriso mostra o contrário

A alegria de uma criança ao realizar o sonho de ganhar um dispositivo protético funcional, feito em impressora 3D, é o que impulsiona o trabalho da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO e de voluntários como Marcelo Botelho.

 

Em agradecimento, a mãe de Rafael exprime sinceras palavras:

"Existem pessoas que são como anjos enviados por Deus, que são capazes de realizar sonhos. E você realizou o sonho do pequeno Rafa. Hoje ele é mais feliz com sua mãozinha de robô do Batman. Nunca vamos conseguir agradecer todo bem que você fez ao Rafael. Seremos eternamente gratos a você e sua família, que sempre nos recebeu tão bem. Que Deus abençoe vocês e conceda todos os desejos do seu coração."

Mariângela Fernandes, mãe do Rafael / Santo André, SP

 

Além do Rafael, muitas outras famílias, adultos e crianças vêm sendo atendidas, em virtude do trabalho desse dedicado profissional, que nunca se absteve de empenhar seu conhecimento e suas capacidades em prol do próximo, “dando a mão” a quem precisa.

Montagem do dispositivo 3D do Homem Aranha, durante a Expo3D – 2017

Entrega e testes da mãozinha do Homem Aranha

ao pequeno Gabriel com terapeuta ocupacional

Somos muito gratos pelo belíssimo trabalho realizado pelo Engenheiro Marcelo Botelho. No dia 01/05/2017 recebemos da Associação Dar a Mão a "mãozinha 3D" para o Gabriel, confeccionada por esse excelente profissional. Ver a felicidade estampada no rosto de nosso filho não tem preço! Muito obrigada pelo carinho e pela dedicação!”

Erika Nicola, mãe do Gabriel / São Paulo, SP

 

 

A CAMINHADA DO BEM CONTINUA...

Como pesquisador, entusiasta e desenvolvedor, Marcelo criou o dispositivo GabyHand, inédito no Brasil e no mundo. O GabyHand é um dispositivo adaptador para tocar violão, escrever com caneta comum ou touchscreen e para segurar copos.

Modelo 3D do dispositivo GabyHand criado por Marcelo Botelho

A história da criação do dispositivo 3D GabyHand mostra o quanto a vontade de ajudar pode fazer a diferença na vida das pessoas.

Em 2015, a ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO tinha acabado de ser fundada. Marcelo imprimiu e montou um dispositivo protético 3D para Gabriella, de Araucária, a pedido da ASSOCIAÇÃO, e enviou pelo correio. Já em 2016, durante o I Encontro Nacional de Agenesia de Membros, Marcelo teve a oportunidade de conhecer pessoalmente a Gabriella, de 11 anos. Nessa ocasião, a menina, que nasceu com agenesia na mão esquerda, comentou com Marcelo sobre seu sonho de tocar violão, mas que não conseguia devido às dificuldades por conta da agenesia. Sensibilizado pelo depoimento da criança, Marcelo voltou pra casa com o desejo de ajudar a menina.

 

“Algumas semanas depois do Encontro, Marcelo fez um contato comigo e falou que havia criado um dispositivo pra tocar violão e outros acessórios. Ele ouviu as necessidades da Gabriella, considerou o sonho da criança e então criou o dispositivo. Foi uma situação muito bonita de dedicação ao próximo.”

Geane Poteriko – Presidente da Associação Dar a Mão

Gabriela com seu dispositivo personalizado, o GabyHand

O GabyHand vem fazendo sucesso e está sendo produzido em vários países. O modelo foi disponibilizado gratuitamente para outros voluntários da ONG e-Nable, e o próprio Marcelo já fez o escalonamento e parametrização do projeto para algumas crianças dos Estados Unidos.

 

Este dispositivo projetado por Marcelo foi um dos maiores atrativos para a parceria com a Fundação Telefônica VIVO, justamente por causa da possibilidade da criança segurar e manusear um smartphone usando o GabyHand com uma caneta touchscreen. A partir dessa ideia que a Associação conseguiu a primeira parceria empresarial de grande porte.

 

Para apresentar internacionalmente este projeto, a doutora em engenharia e pesquisadora Dra. Lúcia Miyake, junto ao coordenador do Curso de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUC-PR, Dr. Osíris Canciglieri, parceiros da Associação, produziram com Marcelo Botelho um Artigo Científico referente ao dispositivo GabyHand desenvolvido pelo engenheiro voluntário. Este artigo foi aceito no World Congress for Artificial Organs e será publicado no International Journal of Artificial Organs. A apresentação foi realizada no início de setembro/2017 em Viena – Áustria, pelo Dr. Osíris, repercutindo de forma positiva em âmbito acadêmico no exterior.

 

“Amo estar acompanhando tudo isso! São muitas horas de dedicação do Marcelo nessa causa, e quando vem o resultado, seja num artigo ou na alegria de uma criança, na emoção de uma mãe, sinto que sempre vale a pena cada minuto dedicado.”

Simone Trevisan, esposa de Marcelo Botelho e grande apoiadora do trabalho

 

E Marcelo não para por aí. Agora ele está desenvolvendo um modelo próprio de dispositivo protético 3D, batizado carinhosamente de Yohand em homenagem ao filho de três anos, Yohan. Este modelo está em testes como prótese mioelétrica, com acionamento eletrônico, por sensores de captação de estímulos nervosos, a baixo custo e acessível. É uma dedicação diária, com muito empenho e amor pelo que faz. Um trabalho que se traduz no mais belo gesto de solidariedade e amor ao próximo.

RECONHECIMENTO E GRATIDÃO

A ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO, que hoje atende todas as regiões do Brasil e se configura como a única entidade sem fins lucrativos que realiza este tipo de trabalho, com foco na agenesia de membros, tem o privilégio de poder contar com uma pessoa e um profissional tão dedicado e de bom coração. Marcelo Botelho tem um papel fundamental na entidade e, desde 2015, vem trabalhando de forma tão integrada e próxima, que acabou por estabelecer um vínculo profundo com a ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO e as famílias associadas.

 

“Gostaria de agradecer ao Marcelo Botelho pelo dispositivo protético que fez ao meu filho Paulo Henrique e por ter feito ele tão feliz. Me dá orgulho ver pessoas assim, tão dispostas a ajudar, doando seu tempo, carinho e dedicação. São estas pessoas que me fazem acreditar num mundo melhor, mais humano e feliz. Muito obrigado!”                       

Cátia das Graças Sousa, mãe do Paulo Henrique / São Bernardo do Campo - SP

 

Por todo o empenho, esforço e dedicação, por tudo o que este voluntário e seu trabalho representam para tanta gente, o nosso mais sincero agradecimento. Muito obrigado por tudo, Marcelo Botelho!

 

Encerramos com alegria esta reportagem especial, que é exemplo de generosidade e dedicação por meio do voluntariado, desejando muito sucesso, felicidades e realizações para este profissional tão importante para a Associação.

“A alegria é um bem que se compartilha”

ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO

MARCELO BOTELHO –

 

UM SUPER HEROI DA VIDA REAL

 

O menino Paulo Henrique exibe com alegria seu dispositivo protético 3D do Homem de Ferro ao lado do engenheiro voluntário Marcelo

bottom of page